10 alimentos ricos em proteínas para veganos que querem aumentar a massa muscular na Zona Oeste de São Paulo

Por: SPVeg

1 - Lentilha

A lentilha é uma excelente fonte de proteína vegetal de alta qualidade e contém fibras, vitaminas e minerais que a tornam uma ótima opção saudável para incluir na dieta vegana. Isso porque ela tem um baixo teor de gordura e é rica em fibras que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, bem como favorecem a redução do colesterol ruim (LDL), melhorando a pressão arterial..

Saiba Mais

3 - Ervilha

Cerca de 25% da ervilha é composta por proteínas, o que torna esse alimento uma opção interessante para quem busca aumentar a ingestão do nutriente. Consideradas leguminosas, assim como as lentilhas, as ervilhas também são fonte de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes que contribuem para a saúde geral do corpo. E o mais incrível: podem ser adicionadas em diversos pratos para obter uma dieta equilibrada variando os sabores..

Saiba Mais

3 - Aveia

A aveia é um cereal rico em proteínas, magnésio, vitaminas, fósforo e fibras, como a betaglucana, que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e no controle dos níveis de açúcar no sangue. Fonte de carboidratos com baixo índice glicêmico, que fornecem energia para os treinos e aumentam a sensação de saciedade, ainda auxilia a pele. A aveia também é fonte de silício, que protege a integridade das fibras de elastina e colágeno, preservando a elasticidade e flexibilidade dos tecidos da pele..

Saiba Mais

4 - Brócolis

O brócolis é um vegetal extremamente saudável e de fácil consumo. Rico em fibras, potássio, cálcio e vitaminas do complexo C e K, destaca-se por suas capacidades antioxidante e anti-inflamatória, que ajudam a combater os danos oxidativos, reduzem o risco doenças crônicas e inibem a produção de citocinas pró-inflamatórias. Além disso, favorece o emagrecimento, pela pouca quantidade de calorias..

Saiba Mais

5 - Sementes de abóbora

Também conhecida como pepita, a semente de abóbora contém cerca de 20 a 30% de proteína e é especialmente útil para pessoas que seguem uma dieta vegana. Fonte de gorduras saudáveis, fibras, minerais e antioxidantes, ela ajuda na formação de massa muscular e fortalece o sistema imunológico. Por isso, é uma opção de lanche perfeita para consumir após os exercícios físicos e aumentar a ingestão de proteínas e vitaminas, como as do complexo E, essenciais para o organismo..

Saiba Mais

6 - Grão-de-bico

O grão-de-bico é uma proteína vegetal completa, o que significa que fornece todos os aminoácidos essenciais necessários para a construção e a reparação dos tecidos do corpo. Por ser rico em fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, ele também promove a saciedade e contribui para a saúde do coração por auxiliar na redução do colesterol ruim, controlando a pressão arterial..

Saiba Mais

7 - Quinoa

A quinoa é uma semente muito indicada para quem pratica exercícios físicos, especialmente para quem é vegano, por ser rica em proteínas que auxiliam no fortalecimento muscular. Conforme explica a nutricionista Adriana Cerchiari de Andrade, também ajuda na prevenção e no tratamento de dislipidemias, obesidade, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial..

Saiba Mais

8 - Sementes de chia

Semente encontrada no sul do México que oferece diversas vantagens para a saúde do corpo, a chia é rica em ácidos graxos ômega 3, fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, e antioxidantes. Trata-se de uma excelente aliada das dietas veganas e ajuda, sobretudo, os praticantes de atividades físicas. Isso porque ela favorece a reconstrução muscular, já que 100 g da semente carregam cerca de 16 g de proteína na composição. Enquanto 100 gramas de arroz integral cru têm 8 gramas de proteína, e o milho-verde cozido, 3 gramas, por exemplo..

Saiba Mais

9 - Tofu

O tofu, também conhecido como “queijo de soja”, contém cerca de 17 g de proteína vegetal em 100 g do alimento. Rico em fibras e com baixo teor de gorduras saturadas, ele também oferece benefícios para a saúde cardiovascular e o emagrecimento, visto que promove a saciedade e reduz o consumo de gorduras ruins. Ademais, aumenta a saúde dos ossos, pois contém cálcio em sua composição, tornando-se uma alternativa para ingerir a substância sem o leite..

Saiba Mais

10 - Feijão

O feijão, uma das principais fontes vegetais de proteínas, contém cerca de 8 g da substância em sua composição e é essencial para a construção e a reparação dos tecidos do corpo. Por ser rico em fibras dietéticas e minerais como ferro, potássio, magnésio e zinco, auxilia a manter a função cardiovascular, intestinal e muscular, bem como a controlar o peso, pois a combinação entre proteínas e fibras do grão aumenta a saciedade..

Saiba Mais

spveg o seu guia vegano

Esperamos que essas dicas sejam úteis para melhorar sua rotina com uma dieta vegana! Divirta-se experimentando diferentes combinações e variações de restaurantes!

Saiba Mais