Home Filmes e Documentários Você é o que Você Come, nova série da Netflix mostra a relação entre saúde e veganismo!

Você é o que Você Come, nova série da Netflix mostra a relação entre saúde e veganismo!

Série documental sobre um experimento científico de Stanford feito com gêmeos idênticos mostra os benefícios de uma dieta vegana para a saúde cardiovascular.

você é o que você come

Está disponível na Netflix a série documental “Você é o que Você Come: As Dietas dos Gêmeos” (You Are What You Eat: A Twin Experiment), sobre o artigo da Universidade de Stanford publicado em Novembro de 2023. O objetivo do estudo científico foi verificar os efeitos de uma alimentação à base de plantas (vegana) versus uma alimentação onívora na saúde de gêmeos idênticos. A escolha por gêmeos idênticos se deu, pois desta forma há um maior controle sobre diferenças genéticas e de estilo de vida durante, principalmente, sua fase de crescimento.

Foram recrutados 22 pares de gêmeos idênticos, saudáveis e adultos e o estudo foi conduzido durante 8 semanas. Um dos gêmeos seguiu a dieta vegana, enquanto o outro seguiu a onívora, ambas saudáveis. Nas primeiras 4 semanas, os participantes do estudo receberam as refeições prontas e nas últimas 4 semanas ficaram responsáveis pelo preparo de suas refeições. Eles também receberam acompanhamento de personal trainer para manter uma rotina de exercícios durante o estudo. 

Ao final das 8 semanas observou-se uma redução de 10% em média nos níveis de colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) nos gêmeos que seguiram a dieta vegana. Essa fração do colesterol se acumula nas paredes das artérias sanguíneas e quando seus níveis estão elevados também aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Um marcador de níveis de inflamação do corpo também foi estudado e os níveis observados nos gêmeos que seguiram a dieta vegana diminuíram, enquanto nos de dieta onívora se manteve alto. Um estado inflamatório do corpo colabora para o desenvolvimento de diversas doenças, entre elas, as cardiovasculares. Outros resultados interessantes foram observados, como um aumento na idade biológica e na estimulação sexual, mas esses vou deixar para vocês verem com detalhes quando assistirem à série. Spoiler: todos os participantes que aparecem na série, ou diminuíram o consumo de carne ou se tornaram vegetarianos após o estudo!


As mudanças estão acontecendo muito rápido, além da grande oferta de produtos no mercado como leites, carnes, queijos entre outro produtos à base de plantas, também notamos uma crescimento de lojas especializadas em produtos vegetais, plant based, veganos, por isso resolvemos listar 9 empórios para você encontrar produtos veganos em São Paulo.

No começo, há algum tempo atrás, as opções veganas nas ruas se resumiam a alimentação mas sabemos que o veganismo vai além disso. Hoje já podemos encontrar vestuários, cosméticos, bebidas, doces, produtos de limpeza e higiene, alimentação para PETs, temperos, etc.. tudo em locais conhecidos como empórios, então vamos nessa conferir esta listinha com 9 empórios para você encontrar produtos veganos em São Paulo?

Veja também:

36 LUGARES IMPERDÍVEIS EM SÃO PAULO
POUSADA VEGANA PARA VOCÊ RELAXAR A BEIRA MAR

Além de mostrar as dificuldades e as surpresas dos participantes durante o estudo e os resultados observados, a série documental ainda traz informações interessantes e importantes sobre assuntos relacionados ao consumo de carne, como o modelo atual de criação de animais, os danos causados ao meio ambiente e ao ser humano, o porquê de gostarmos tanto de queijo e como um restaurante de Nova Iorque com 3 estrelas Michelin, Eleven Madison Park do Chef Daniel Humm, se tornou vegano e manteve suas 3 estrelas!!!

A série da Netflix é um ótimo programa para todos que se preocupam não só com sua saúde, mas com a do planeta também. Reduzir ou parar o consumo de carne, leite e derivados com certeza trará benefícios para sua saúde e pode ter certeza que contribuirá, e muito, com a preservação, manutenção e recuperação do nosso planeta!

LEIA TAMBÉM:

You may also like

Deixe um Comentário