Home Veg News Tudo sobre a 10 ª edição da Vegfest 2023

Tudo sobre a 10 ª edição da Vegfest 2023

O Maior Evento Vegano das Américas

A SPVeg esteve na 10 ª edição da Vegfest que ocorreu entre os dias 30/11/2023 a 03/12/2023. O evento, realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em parceria com a Francal Feiras, contou com mais de 100 expositores de diferentes setores, como alimentício, vestuário, cosmético, limpeza, cuidados com PET, ONGs e esporte. Nos stands era possível experimentar e adquirir os produtos da marca, conhecer as novidades que trouxeram para feira, além de conhecer suas histórias e, muitas vezes, falar diretamente com os idealizadores daquele trabalho, como foi o nosso caso na conversa que tivemos com Rafael Eschiavi, Presidente do Clube Laguna, primeiro clube futebolístico vegano do Brasil e das Américas. Ele nos contou como surgiu a ideia do clube, o dia a dia dentro dele e os planos e metas para os próximos anos, mas isso fica para uma próxima conversa.

Nesta 10 ª edição da Vegfest foi possível observar um número considerável de expositores de queijo vegetal. Eu já ouvi de muitos amigos e conhecidos a seguinte frase: “Eu até viraria vegetariano, mas vegano não dá, não consigo viver sem meu queijinho” e o tanto de marcas de queijo que vimos foi de encher os olhos e aquecer o coração. Queijos da Terra trouxe seu queijo cremoso de castanha de caju e goiabada que me remeteu muito ao famoso Romeu e Julieta, não deixando nada a desejar a versão original com queijo de origem animal. Natural Mente me surpreendeu com sua Conserva de Quê?jo que, visualmente, passaria tranquilamente por uma conserva de mussarela de búfala. E o que dizer do queijo maturado da marca mineira ÓPCÊVeg? Aquele gosto mais marcante e consistência mais firme compõe facilmente e lindamente uma tábua de queijos. Assim como os queijos da Vegseed, que são maravilhosos e ouvi dizer que o maturado no vinho tinto fica divino no risoto; dica de quem já fez, provou e aprovou!

Naveia, uma das patrocinadoras do evento, distribuiu casquinha de sorvete durante os 4 dias da feira e alguns itens em momentos e dias específicos. Nós conseguimos provar o sonho com recheio de creme com deleite condensado em parceria com a Padoca Vegan que assim, sem palavras e o estrogonofe de frango em parceria com o Yucafé que me levou lá nos almoços de domingo com o estrogonofe da mamãe.

O clima natalino já estava presente na 10 ª edição da Vegfest e o pessoal da Tofu Mania trouxe um Fiesta Assado de Tofu Defumado, uma receita desenvolvida em parceria com o restaurante Urbã Cozinha Vegana assinada pelo Chef André Vieland e é claro que já garanti o meu para a Ceia de Natal. Os panetones e chocotones ficaram por conta da Brigadelle Confeitaria. E para quem queria um docinho que remetesse ao Natal, mas que não fosse panetone, o Caneca Café tinha a solução perfeita; um rolinho de frutas vermelhas que eu queria todas as tardes com um Chai Latte, que eles também arrasam!

Além dos stands, a Vegfest contou com diversas atrações gratuitas como a Cozinha Show, onde diversos culinaristas apresentavam receitas e disponibilizavam degustações para o público, uma arena esportiva com aulas e jogos, apresentação teatral e até uma Escape Room da indústria do leite, que não resistimos e nos aventuramos. Produzido pela SVB e Fórum Animal, o objetivo da atividade era fazer com que os participantes refletissem sobre a vida que os animais levam nas fazendas de criação intensiva, colocando-os no lugar deles. 

Simultaneamente à Vegfest aconteceu também o 10º Congresso Vegano Brasileiro, o qual contou com mais de 90 palestras abordando diferentes temas dentro do veganismo, como nutrição, saúde, esporte, causa animal, empreendedorismo, futuro da alimentação, mídia, indústria, entre outros. Alessandra Luglio, Ricardo Laurino, Alana Rox, Renata Cortella, Larissa Maluf, Fábio Chaves, Cristina Mendonça, Bruna Crioula, Matheus Rocha, Rafael Nereu, Renato Kalil, Carol Destro, Luisa Mell e Nina Rosa foram apenas alguns dos palestrantes que passaram pelos auditórios durante os 4 dias de congresso. O infoativista Fábio Chaves, fundador do portal Vista-se, falou um pouco sobre o tema “O que vamos comer daqui a 5 anos?”. Dentro disso foram abordadas as alternativas que temos e/ou teremos à carne convencional, sendo elas as carnes vegetal, cultivada e impressa. Já adianto que o assunto foi polêmico e traremos alguns dados e informações sobre as técnicas adotadas em cada um desses “tipos” de carne, assim como seus prós e contras em próximos artigos.

E não podemos deixar de falar das ONGs e Santuários presentes na Vegfest que fazem um trabalho tão lindo e importante para os animais. Nesse ano estiveram presentes Alianima, Altruísmo Eficaz Brasil, Animal Equality Brasil, Fórum Animal, Sea Shepherd Brasil, Sinergia Animal, Santuário Vale da Rainha, Ara amor e Respeito e Santuário Animal Sente. Vale ressaltar aqui que todos nós podemos contribuir de alguma forma para o trabalho dessas organizações, seja por meio de doações, trabalho voluntário e até mesmo divulgação. As pessoas por trás dessas organizações se doam por inteiro para a causa e precisam da nossa ajuda para dar continuidade em seus trabalhos.

Agora peguem as agendas, porque a Vegfest 2024 já tem data marcada. Ela acontecerá entre os dias 05 e 08 de dezembro no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte!

Reportagem Por: Ana Paula Eskildsen Pagano

You may also like

Deixe um Comentário