Home SP Veg Hambúrguer que imita carne? Veja as empresas que estão investindo neste segmento

Hambúrguer que imita carne? Veja as empresas que estão investindo neste segmento

por SP Veg

Esta iniciativa representa a necessidade atual das marcas de atender uma nova demanda do consumidor

De acordo com uma pesquisa do IBOPE realizada em 2018, 55% dos brasileiros afirmaram que comprariam mais produtos veganos se as embalagens dos itens fossem mais claras. Nas principais capitais do Brasil, esse número sobe para 65%.

E os números não param por aí! De acordo com uma pesquisa Mintel Carnes e aves: processados, não-processados e alternativas, 18% da população brasileira (cerca de 37 milhões de brasileiros) comprou alternativas à carne animal entre março e setembro de 2018. E 19% (aproximadamente 40 milhões de brasileiros) afirma ter tentado seguir uma dieta vegetariana/vegana como forma de se manter saudável.

Por conta desse aumento no interesse por produtos veganos, as empresas do segmento alimentício também estão buscando se adaptar a uma nova demanda do consumidor, oferecendo itens que não sejam de origem animal.

Dentro desta proposta, algumas marcas do segmento alimentício estão de adaptando a uma nova demanda do consumidor e trazendo produtos que não sejam de origem animal. Este é o caso da JBS- Friboi. A empresa lançou seu primeiro hambúrguer 100% vegetal na feira APAS Show 2019. O produto se chama Incrível Burger Seara Gourmet é feito com soja, beterraba, trigo, alho e cebola e será comercializado pela marca Seara.

A APAS 2019 também foi palco de outro lançamento especial para o mercado, a Superbom aproveitou a feira para apresentar seu hambúrguer vegano. A novidade da marca chega ao mercado com a promessa de oferecer sabor, textura, aroma e cor idênticas às da carne moída bovina, mas feito à base de proteína isolada da ervilha.

“Para garantir o máximo de benefícios aos consumidores desenvolvemos uma fórmula que tivesse alta carga proteica (15 gramas de proteína por hambúrguer), suculência, fibras alimentares, vitaminas A, B12, B9 e minerais como ferro e zinco”, explica a diretora de P&D da Superbom, Cristina Ferreira.

Ainda na APAS Show 2019 outra surpresa foi a presença da empresa norte-americana Beyond Meat. Trata-se da fabricante do famoso Beyond Burger, que fez história ao se tornar a primeira empresa vegana a entrar na bolsa de valores Nasdaq. O mercado de carnes vegetais altamente semelhantes às de origem animal está se fortalecendo de maneira tão rápida que a Beyond Meat arrecadou quase 1 bilhão de reais no primeiro dia de venda de ações. Com apenas 15 dias negociando seus papéis na Bolsa de Valores, a Beyond Meat já conta com o valor de mercado estimado em cerca de US$ 5,6 bilhões.

Recentemente a startup de alimentação Fazenda Futuro, criada por Marcos Leta, fundador da marca de sucos Do Bem, também lançou sua opção de hambúrguer vegano no mercado. O produto foi feito com beterraba, ervilha, soja e grão de bico e esta a venda na Lanchonete da Cidade. Cada embalagem contém duas unidades e custa por volta de R$ 17,00 “Não estamos entrando para competir com marcas de produtos veganos. Queremos concorrer com frigoríficos e vender para carnívoros também”, revela Leta para o site Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

A onda que está ganhando força no Brasil também vem em uma crescente no exterior. Em 2019, a Nestlé, maior grupo de alimentos embalados do mundo, aposta no mercado vegano com o lançamento  de sua primeira linha de hambúrgueres com ingredientes de origem não animal “Muitos consumidores reconhecem que menos carne em sua dieta é algo bom para eles e para o planeta, mas as alternativas de carne à base de vegetais muitas vezes não correspondem às suas expectativas”, disse a Nestlé em comunicado divulgado em abril. Os produtos da empresa serão comercializados nos mercados europeus sob a marca Garden Gourmet.

Com tantas novidades, a expansão do mercado vegano é inquestionável e seu público cada vez mais expansivo. Além das pessoas que optam por se alimentar apenas com alimentos que não sejam de origem animais, o veganismo também oferece opções para pessoas que consomem carne regularmente mas buscam novas alternativas para seu paladar.

You may also like

Deixe um Comentário