Astronauta Café e as delícias veganas que vão te levar ao espaço

Houston, we have coffee – quando uma placa  já prenuncia o ambiente de surpresas…

Estava escrito nas estrelas que um dia eu aterrissaria nessa cafeteria peculiar localizada na Vila Mariana. Por trás daquela casca de foguete, a fachada metálica  cor prata sideral, descortina-se um universo de cafés especiais e comidinhas deliciosas e veganas, que não obstante tem tudo para agradar também aos onívoros. Astronauta café e as delícias veganas que vão te levar ao espaço.

 

Embarque em uma daquelas poltronas ou no sofá cinza metálico e deixe que o tempo passe enquanto você aprecia a decoração estilo máquina do tempo, que liga elos perdidos de um passado inventado a um futuro imaginado. Entre foguetes e estrelas, tudo no Astronauta Café remete ao universo retrô-futurista das viagens espaciais, resultando num ambiente  tranquilo, simpático, inusitado e acolhedor, adequado para um simples café ou para se deixar ficar um pouco mais, pois convém também para adiantar um trabalho em seu laptop, acostado em um daqueles espaços relaxantes. Você também poderá levar para casa um pouco daquela vibe celestial, pois no local é possível adquirir canecas, almofadas ou camisetas com o tema.

Nessa cafeteria a estrela que mais brilha é o café. Aliás, a variedade de cafés especiais, com miríade de sabores, origens, ou diferentes processos de filtragem, oferece uma verdadeira exploração a sutis ou esfuziantes sensações, conduzidas pela barista Cinthia Bracco, sócia proprietária do Astronauta Café, que conhece a matéria e ama o que faz. O staff do Astronauta é  muito cuidadoso na escolha da origem e da qualidade de tudo que disponibiliza. Isto vale não apenas para os cafés especiais, mas desdobra-se em quesitos para seleção de colaboradores. A casa manifestamente escolhe apoiar a agricultura familiar e o pequeno produtor, conhecendo e reconhecendo como cada ingrediente é produzido. Isto é um mundo!

O serviço funciona assim, você se dirige ao balcão, escolhe seu pedido e faz o pagamento. Recebe um pager e aguarda que vibre. Retira a bandeja no balcão, consome sem pressa e depois devolve o recipiente vazio. Ou parte para um docinho, ou para uma segunda rodada.

Entre uma xícara leve ou encorpada, gelada ou quente, adocicada ou frutada, não será difícil conhecer todo o enxuto porém consistente cardápio de comidinhas. Não tudo em uma única viagem, mas em várias, porque vai ser difícil não querer retornar à nave do Astronauta.

Quando estive lá comecei com a Torrada acompanhada de queijo tipo chèvre da marca Germinou, geleia de pimenta e manjericão fresco. Apesar de ser uma entradinha, a torrada feita de pão semelhante ao italiano e o sabor intenso do chèvre unido à geleia formam um prato que sacia facilmente. Como os sabores são marcantes, uma bebida gelada harmoniza muito bem. Depois experimentei a Focaccia + Queijo, uma massa de focaccia coberta com muçarela Germinou, levemente derretida e com toque perfumado de alecrim. É um prato mais frugal e delicado, que pediu mais uma xícara de café com leite.

Como sobremesa fui de Choconana, espécie de bolinho de cacau e banana, sem glúten e sem açúcar, levinho, que recomendo acompanhar com outra bebida gelada. Embora o Choconana não seja tão doce, eu já estava saciado de doçura quando minhas narinas foram embriagadas com o aroma quente e excitante da canela, então só o que me restou morder, rendido, o Cinnamon Roll vegano mais delicioso que já pude comer – um bolinho macio,  quentinho e equilibrado, que interrompeu meus pensamentos e me fez viajar à infância. Foi então que confessei à competente barista que meu paladar era dos mais infantis para o café em versões geladas, porém ele, conhecedor, convenceu-me a experimentar o Iced Mocha… e eu, desarmado, simplesmente amei! O segredo da desconstrução de minha barreira contra café gelado consistiu na perfeita dosagem entre o café e o chocolate, além da temperatura e apresentação fabulosas.

A qualquer hora do dia, seja para turbinar o astral com uma pausa com café, seja para uma refeição rápida, breve reunião ou para chutar a ampulheta e deixar-se aquietar numa daquelas poltronas cinza cósmico, o Astronauta é tão especial quanto os cafés que apresenta. Recomendo sem medo, pois vale a aventura!

 

Endereço: Rua Rio Grande, 139 – Vila Mariana
O Astronauta Café das mídias sociais  @astronautacafe
Saiba mais em www.astronautacafe.com.br 

 

Este post tem apoio da @germinouoficial que, além de oferecer produtos veganos de qualidade para o mercado do food service, ela é pioneira no trabalho de captar e assessorar a criação de opções veganas em estabelecimentos que promovem a alimentação fora do lar. No seu mix de produtos, queijos de castanha de caju (que ralam, fatiam, derretem e gratinam), cream gourmet (requeijão de inhame e e também na versão chocolate tipo ganache), carnes vegetal (frango, presunto, salsicha) e manteiga, todos veganos.

Colaboradora de redação: Meire de Oliveira

Avaliação:
Booking.com

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*