MiCi restaurante, contemporâneo, bons drinques e opções veganas!

Aberto desde o comecinho de 2017, o MiCi é um pequeno restaurante localizado no bairro paulistano de Perdizes, ainda residencial mas que aos poucos vem sendo chacoalhado por bares, restaurantes e choperias que esparramam suas mesas pelas calçadas, atraindo um público fiel, alegre, descolado e cada vez mais exigente.

 

A concepção da casa, não raro cheia e com fila de espera, ficou a cargo das duas sócias, a chef Cíntia Piubelli, e a restaurantrice Michele Reis. Muito do atendimento impecável se deve à presença constante de ambas, Cíntia criando, testando e preparando receitas na fumegante cozinha à vista dos clientes e Michele, que os recebe com muita segurança e delicadeza. Antes de abrir o MiCi a sinérgica dupla já vinha atuando em restaurantes há quase duas décadas, o que explica parte da sabedoria com que conduzem o empreendimento. A outra parte talvez se deva ao olhar desperto, incansável e sempre curioso de ambas, evidente tanto na decoração quanto na arte de reinventar receitas tradicionais em deliciosa harmonia  com o que há de mais novo, ou mesmo agregando toques de técnicas ancestrais da gastronomia praticada em outras partes do mundo. Simplesmente funciona, e a palavra essencial aqui deve ser Equilíbrio.

 

As tentações tem início na passagem pelo corredor ladeado por garrafas de vinho do mundo todo (lembre-se, nem todo vinho é vegano), através do qual se tem acesso ao ambiente compacto do MiCi, onde tudo parece ter sido pensado para o seu conforto maior, ou melhor. Da cozinha envidraçada  saem pratos de uma gastronomia contemporânea, atenta aos sabores brasileiros mas que se deixa deslizar tranquila por influências de técnicas ou receitas tradicionais, sem nunca errar a mão e sem estacionar no lugar comum.

Para compor as receitas autorais, a chef prioriza  ingredientes artesanais produzidos lá mesmo, ou que adquire de fornecedores em sintonia com sua devoção ao sabor autêntico, à comida pouco manipulada, saborosa, honesta.

O MiCi não é um restaurante vegano, mas em atenção à demanda por opções veganas, alguns pratos vem sendo oferecidos à um público crescente e cada vez mais interessado em comida saborosa feita de plantas.

Quando estive lá comecei provando a farta Salada com Frutas, PANCs e queijo vegano frescal, que leva rabanete, manga, amendoim e espaguete de legumes acompanhado de molho tahini. O queijo frescal feito de castanhas é da marca Germinou. Cíntia explica que esse queijo já vem tão cuidadosamente preparado, com uma textura tão interessante  que eles evitam maior manipulação, mantendo tudo no auge do frescor, ou melhor dizendo, respeitando integralmente o ingrediente.

Na sequência degustei a Tábua de Queijos Veganos, que vem com pães e que combina com felicidade com os vinhos ou com os whiskies lá oferecidos. Composta por 4 tipos de queijos, cada um com sua assinatura gustativa diversa, a tábua é montada com cumbuquinhas de cerâmica. A proposta é degustar cada queijo em separado, deslizando o cremoso chèvre com uma faquinha sobre o pão, ou sendo fisgado pela intensidade do frescal da Germinou, que vem temperado com um atrevido pimentão amarelo. O provolone domina a cena com fantasia, por ser defumado, enquanto a muçarela em conserva arrefece suave, quase frugal. A consistência dos queijos vegetais  é bem macia, contrastando entre eles pela riqueza de sabores e apresentações, possibilitando inúmeras alternativas de acompanhamento e harmonização.

Por último fechei  com um prato principal – a Berinjela Defumada com Queijo Chèvre da Germinou, acompanhada de abóbora assada, tomate e lentilha. Sabe quando a berinjela forma uma casquinha crocante que no entanto derrete na boca? Além dela, a abóbora foi apresentada na consistência ideal, al dente, brasileira e sofisticada. A lentilha não era inocente, chegou levemente picante ao molho de curry…

Este foi o saldo de uma visita fabulosa à esse pequeno grande restaurante, onde se come em porções bem servidas porém na medida, onde se degusta alta gastronomia entretanto descomplicada, onde se consome vegan food de qualidade superior a um preço consciente e onde o atendimento é simplesmente perfeito. E tudo ao som de uma play-list de jazz que parece ter sido criada só para tocar no MiCi.

O que você achou? Eu acho que vale super a pena conferir essas delícias feitas com plantas!

Visite: MiCi Restaurante, R. Min. Ferreira Alves, 244 – Perdizes

Telefone para contato: (11) 3871-5294

Um ambiente gostoso e descontraído, combinado ao atendimento simpático e atencioso. Confira também  as novidades pelo Instagram:

https://www.instagram.com/micirestaurante

 

O MiCi Restaurante recebeu a visita do nosso colaborador Fábio Kanashiro
Colaboradora de redação: Meire de Oliveira

Avaliação:
Booking.com

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*