85
O nosso já te faz lembrar dos 2 hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão de gergelim, né?
A nossa receita é quase isso, tirando a parte que envolve o maltrato aos animais que resultam no hambúrguer.
Na veeeerdade, hoje não é uma receita: são duas.
Você vai aprender como preparar o hambúrguer e, depois, o lanche em si.
Dê uma olhada nessa delícia preparada pela nossa parceira HerbiVoraz.
http://www.herbi-voraz.com/hamburguer-vegano-de-shimeji/
Para o hambúrguer
- 1 xícara de shimeji (200g)
- 1 xícara de feijão preto cozido sem caldo
- 1 xícara de arroz integral cozido
- 1/2 xícara de farinha de rosca
- 2 colheres de sopa de tahine
- 1 colher de sopa de molho de soja (shoyu)
- 5 tâmaras
- 2 dentes de alho
- Azeite de oliva
- Orégano
- Salsinha e cebolinha
- Pimenta e sal a gosto
Para a cebola caramelizada
- 1 cebola cortada em fatias finas
- 1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico
- 1 colher de sobremesa de açúcar mascavo
- Azeite para fritar
Modo de preparo
- Lave o shimeji e o separe em pedaços menores. Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite e adicione o orégano e o shimeji. Mexa e espere até que ele murche. Reserve e espere esfriar um pouco. Pré-aqueça o forno a 180°.
- Em um processador, junte o feijão, o arroz, o shimeji, o tahine, o alho, as tâmaras, o shoyu e o sal. Processe até obter uma massa homogênea. Adicione a salsinha e a cebolina e processe novamente. Ajuste o sal caso necessário.
- Em um recipiente médio misture a massa do hambúrguer com a farinha de rosca. Molde os hambúrgueres e leve ao forno em uma assadeira untada por aproximadamente 50 minutos ou até perceber que estão tostadinhos.
- Caso queira uma crostinha ainda mais crocante, frite os hambúrgueres em uma frigideira com um pouco de azeite de oliva, virando com cuidado.
- Sirva em um pão de hambúrguer do modo que preferir. Cai bem com rúcula, tomate e cebolas caramelizadas. Também dá pra acrescentar a incrível maionese de inhame (receita no blog).
Para a cebola
- Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite de oliva, adicione as cebolas e espere até que murchem um pouco – sempre em fogo baixo para não queimarem. Adicione o vinagre balsâmico e quando estiverem douradas junte o açúcar mascavo. Mexa até caramelizar.
Notas
- O shimeji pode ser tanto o branco como o preto. Caso utilize outro tipo de cogumelo, tenha em mente que o sabor talvez mude porque cada um tem um gosto diferente!
- Se fizer e for utilizar apenas um, molde-os e leve ao freezer em uma assadeira até que endureçam. Depois é só guardar em saquinhos e retirar alguns minutos antes de fazer.